terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Mansão Veit


O projeto "A Mansão Veit" teve início em 2003, sob o aspecto de peça estudantil com um perfil interativo: a platéia era levada ao palco e participava das investigações, ao lado dos atores.

A trama original mostrava a história de Olávia Veit, uma milionária paulistana que fora assassinada em sua própria casa. No momento do crime, apenas 7 pessoas encontravam-se na Mansão: Dr. Nakata, o advogado trambiqueiro; Damião, o "noivo" de Olávia; Cassandra, a soprano rival de Olávia; Elisa, a meia-irmã cleptomaniaca; Ivonete, a repórter; Marisal e Meneslau, o casal de criados da Mansão. Todos com um motivo muito bom para assassinar a ricaça. Para desvendar o mistério, é convocada a dupla de detetives Marcos & Maurício.

Em 2006, uma nova versão da Mansão Veit foi escrita. Trazendo os mesmos personagens (alguns tendo sua função modificada), a peça agora trazia uma nova linguagem: o circo-teatro, mais especificamente, a comédia circense.

Conheça aqui a estória contada nesta peça envolvente e engraçada.





A Mansão Veit

"A Mansão Veit" conta a história de Olávia Veit, uma ricaça paulistana que durante sua festa de aniversário, confessa a sua criada Marisal o desejo que tem de que sua filha, Ivonete, case-se e lhe dê um herdeiro.

Enquanto isso, uma dupla de vigaristas – Marcos e Maurício – surge na cidade e invade a festa, fazendo-se passar por nobres. Encantada com seu novo convidado, que se auto-proclama Barão, Olávia lança uma proposta tentadora: a mão de sua filha e parte de sua fortuna em troca de um herdeiro.

O plano dos vigaristas ia muito bem até o anúncio de que o cofre da Mansão fora assaltado e todo o dinheiro de Olávia roubado. Sem dinheiro, nada de casamento. Mas quem iria dizer que, em meio a toda essa confusão, o "Barão" iria realmente se apaixonar por Ivonete?

Baseada nas comédias circenses, "A Mansão Veit" faz uma sátira à sociedade burguesa, colocando em cheque valores éticos e morais por meio de humor, confusões, enganos e muitas revelações, além de resgatar uma linguagem teatral praticamente esquecida e, muitas vezes, mau vista pela classe acadêmica.


"A Mansão Veit" teve sua estréia no dia 08 de Julho de 2007, no Teatro Ruth Escobar, na cidade de São Paulo, SP.

Em 2008, nos dias 20 e 27/07, a Mansão Veit retornou aos palcos no Centro Cultural Jabaquara, e contou com a platéia cheia!

Próximos passos......

Além da volta de "A Mansão Veit", em 2008 a Cia Teatral Coligação UM PEIXE levará ao público seu novo projeto:

"VAMOS À GUERRA, FILHOS DA TERRA!!".

Acesse o link, e saiba mais!

VAMOS À GUERRA, FILHOS DA TERRA!

Nenhum comentário: